sábado, 10 de outubro de 2009

Equilíbrio não só nas finanças, mas também na vida.

Equilíbrio nos parece uma palavra simples, rotineira, porém não percebemos a complexidade que a cerca, sua definição segundo o dicionário Priberam é: “Estado de um corpo que se mantém, ainda que solicitado ou impelido por forças opostas, igualdade e harmonia”.

Muitos dos problemas enfrentados pelas pessoas estão diretamente relacionados a este principio do equilíbrio, sendo uma lei física, pois se aplica a tudo e é reconhecido universamente, você deve estar se perguntando como um principio físico se aplica as minhas finanças, este tipo de principio também rege o meu bolso? A resposta é Sim.
Na sua família, por exemplo, se você focar em interesses individualistas sem levar em conta as opiniões e idéias das pessoas que o cercam, irá gerar desavenças, entre marido e mulher deve existir um equilíbrio exemplar, em relação a distância eles nunca podem estar próximos e nem afastados de mais, já no que se refere a ser ciumento ou possessivo, o sentimento nunca deve beirar nenhum dos extremos.
Como seres humanos, somos formados por uma tríade: Corpo, Mente e Espírito. Se nos dedicamos muito tempo a nossa mente, nos esquecendo de nosso corpo e de nosso espírito, nos tornamos pessoas com um conhecimento teórico e individualista muito forte, e nos esquecemos de nossa fortaleza física, nosso corpo; Sem contar que nossa força espiritual também estará enfraquecida.
Ao nos alimentarmos também deve haver um equilíbrio pleno, os nutricionistas recomendam que a alimentação também seja feita de forma equilibrada, com alimentos coloridos e bem balanceados.
Mesmo o desenvolvimento do corporal requer equilíbrio. Se você for para a academia e fizer peso para um só braço, ou desenvolver mais a parte muscular em detrimento da aeróbica, ao invés de melhorar seu rendimento físico, irá piorar sua desempenho.
O desequilíbrio, desenvolve-se em todos os níveis, do mais genérico ao mais específico, e, portanto é crítico que saibamos lidar com eles.
Só você pode buscar o seu equilíbrio, ele não condiz a mais ninguém, essa responsabilidade é sua, e para que você possa melhorá-lo deve reservar pelo menos 10 minutos de meditação diária, ou até mesmo semanal, você poderá pensar que não tem esse tempo vago, porem a semana tem 10080 minutos, você só precisara de 10, para alinhar os seus objetivos, comparar suas metas, e pensar em quais dos três pontos da tríade (mente, corpo e espírito) esta se dedicando mais, esse pequeno tempo de reflexão fará com que você adquira um poder de alto conhecimento muito maior e lhe trará crescimento em todos os sentidos.
Quando pensar em economizar, ou gastar seu dinheiro, lembre-se do equilíbrio, é muito simples gastando muito agora, você pode ter um presente agradável, porém não terá uma poupança que lhe recompensara no futuro, já se você economizar 100% do que você ganha atualmente, você não poderá desfrutar dos benefícios da vida, e isso lhe tara duvidas, pensando se realmente você deve economizar ou gastar.
Procure exercitar o seu equilíbrio, no que se refere a pelo menos três esferas que sempre estarão em contato com você:

• Liderança: Pessoas, Objetivos, Recursos.
• Reuniões: Oportunidades de fala; Informação, Deliberação e Decisão.
• Relacionamento: Com chefes, Colegas de trabalho, Pessoas de outros departamentos.
• Economizar, Gastar, Não ganhar nada.
• Produção, Capacitação, Descanso.


Por: Alexandre Coutinho

2 comentários:

Jamille disse...

oizinho.kkkkk
leio já. :P
bjs

David disse...

Parabens pelo textooo

Postar um comentário