Desta vez, o título já resumi em grande parte o que quero explicar, muitas vezes na ânsia de explorarmos um novo negócio com velocidade, de querermos crescer e expandir ficamos dependendo do serviço e trabalho de muitas outras pessoas, funcionários e colaboradores em geral.
Mas algo que percebo em alguns colegas que querem iniciar um negócio, é que eles acabam se esquecendo que o seu “Core Business”, o coração de seu negócio, não pode estar nas mãos de outras pessoas. Alguns colegas, por exemplo, resolveram montar uma Comercial Exportadora, sem ter conhecimentos específicos em comércio exterior, até então a oportunidade parece fantástica ele tem os contatos na China, tem inglês fluente, experiência no exterior, ensino superior em administração de empresas. Porém em suas atividades rotineiras surgirão vários obstáculos como fiscais mal intencionados, advogado, despachantes irregulares, agentes de seguro, profissionais que vivem essa área há décadas, que faziam o famoso Drawback na unha; em um mercado desses um pequeno empreendedor tem que tomar muito cuidado. Uma pequena oscilação no cambio, avaria de um contêiner na costa brasileira, ou a perca de um canal verde, farão com que este pequeno empreendedor perca seu capital investido.
Da mesma maneira, por exemplo, em uma clinica estética se o proprietário não tiver os conhecimentos práticos sobre o seu produto, ele acabará dependendo de profissionais, que podem trocá-lo pela concorrência, isso parece que é incomum, mas se engana quem pensa assim, pois na área de beleza a rotatividade é altíssima, o que torna o empreendedor muito dependente da mão de obra de seus profissionais.
Até mesmo em relação há franquias existe esse tipo de problema, as pessoas imaginam que serão bem sucedidas em uma loja porque amam o produto, porém quando estão do outro lado do balcão percebem que o negócio não é exatamente como imaginavam, não é só porque a pessoa ama comer chocolates, que ela irá se adaptar a vender chocolates.
Por isso a dica que deixo é cuidado ao entrar em mercados desconhecidos, algumas particularidades to setor podem pregar peças, porém como diria Thomas Edison "O caminho mais curto para o sucesso é sempre tentar mais uma vez” por isso não desista, e corra atrás de seu sonho.
Por: Alexandre Coutinho
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
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1 comentários:
Na minha opinião um dos melhores textos que já escreveu sobre o "mundo real", pois muitas vezes idealizamos oportunidades que não tem nenhuma possibilidade de se concretizar, seja por falta de uma equipe disciplinada, liderança, capital ou até mesmo conhecimento técnico da área. É preciso cuidado/precaução, já dizia o velho ditado: seguro morreu de velho. Beijos
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