quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Por onde seguir: Segunda graduação ou pós-graduação.

Chega certo momento de nossa vida acadêmica que temos que optar por três caminhos continuar em um curso que seja abrangente, se especializar ou parar. E este momento geralmente acontece quando se chega ao final da primeira graduação.
Para alguns alunos a segunda graduação amplia as possibilidades no mercado de trabalho, a falta de vagas em alguns cursos leva os alunos a buscarem novas graduações com um foco totalmente diferente.
De acordo com a professora do departamento de Psicologia do Programa de Pós-graduação da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Duce Helena Penna Soares, o aluno acredita sempre que a escolha que faz é a melhor para ele. "Não tem como avaliar o que é correto. No entanto, cabe ao candidato ter firmeza no que deseja para sua carreira, se é se especializar ou mudar de profissão", Na opinião dela, a segunda graduação é bem-vinda quando a atual profissão não faz mais sentido. "Quando o gosto pela carreira não agrada, o melhor é entrar numa outra graduação. Entretanto, se houver a possibilidade de fazer carreiras correlatas como em Comunicação, Saúde ou Administração, existem maneiras de aproveitar o que já foi feito e aprender coisas novas", complementa a professora.

Porém o fato de optar por uma segunda graduação pode trazer vivências e conhecimentos parecidos ao aluno, o que pode ser desmotivador, por ele já ter presenciado esse grau de amadurecimento intelectual, após os quatro ou cinco anos da primeira graduação o nível de maturidade é elevado, já numa pós-graduação os temas debatidos em sala e a vivencia de cada aluno em particular trás elementos novos ao ambiente educacional.
Segundo alguns especialistas, duas formações acadêmicas são consideradas um atributo a mais no currículo. Num processo seletivo, o candidato será analisado em que circunstâncias optou por outro curso ou especialização. Ambos são considerados diferenciais.
Ressalto que atualmente alguns alunos terminam a primeira graduação com 21 anos como é o meu caso, especialistas em ensino e alguns professores avaliam que uma idade interessante para se iniciar uma pós é a partir dos 25 anos, o que abre margem para uma nova graduação ou até mesmo é um período que pode ser utilizado para sejam feitas viagens internacionais e intercâmbios, para que o domínio de outros idiomas seja aprimorado.
Por: Alexandre Coutinho

7 comentários:

Anônimo disse...

Muitas pessoas passam por esse momento de duvida, ótimo texto abordando os vários pontos de vista.

Abraços e sucesso

Verônica disse...

Gostei!Muitas pessoas que concluem a primeira graduação e querem dar continuidade nos estudos se perguntam " Segunda Graduação ou Pós" ... ?

Laura Fernandez disse...

Encontrei ao acaso seu blog na internet e me interessei bastante pelos assuntos propostos.

Parabéns!

Evelin disse...

Excelente!
Parabéns

Gustavo Kürth disse...

Quero parabenizá-lo pelo excelente texto.

David disse...

Gosteii

Joicinha disse...

Olá!! Eu passei/passo por essa situação.

Conclui meu curso superior a 4 anos atrás e resolvi no ano retrasado a entrar na pós graduação. Mas a pós que eu entrei não tem muito haver com meu ramo de trabalho, mas é o que eu sempre gostei de estudar. E como o interesse foi aumentando consecutivamente, cheguei a conclusão que uma segunda faculdade me ajudaria a aperfeiçoar esses conhecimentos. Porém esses 4 anos da primeira, trouxeram crescimento e hoje posso correr atrás do que realmente gosto de fazer.

Ótima postagem

bjs

Joicinha

Postar um comentário