domingo, 30 de agosto de 2009

Como investir em Títulos Públicos.

Algumas pessoas tem me perguntado como é feita a aquisição de um título público no Brasil, um investimento que ainda não é tido como comum por muitos brasileiros, mas que pode ser facilmente adquirido.
A emissão de um título público é feita pelo Tesouro Nacional,sendo uma das formas utilizadas para a captação de recursos para financiar atividades do governo federal, que são indispensáveis para o crescimento do país como infra-estrutura. Os títulos públicos são uma opção de investimento para a sociedade e representam a dívida mobiliária da União.
Técnicamente falando são créditos emitidos pelo Tesouro Nacional, ao público para financiamento do Déficit Orçamentário Geral da União sob a forma escritural (meio eletrônico) e custodiados por Central Depositária especializada e habilitada.
No Brasil a venda de títulos publicos pode ser realizada por meio de três modalidades:
• Oferta pública com a realização de leilão;
• Oferta pública sem a realização de leilão (Tesouro Direto);
• Emissões diretas para atender a necessidades específicas determinadas em lei.
Para adquirir um título é simples basta possuir CPF, residir no brasil e ter um conta corrente em alguma instituição habilitada ao programa Tesouro Direto.
A tabela ao lado mostra a rentabilidade dos títulos , posição 28/08/2009.

Caso queiram tirar duvidas quanto as taxas cobradas, limites de compra, prazos de liquidação e tributação mande um post para essa matéria, estes assuntos não serão abordados diretamente por serem extensos e fugirem ao tema central do blog.
Como forma de agradecimento a todos que acompanham o blog segue um link para um simulador de investimentos no tesouro direto: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/calculadora/calculadora.aspx

Por: Alexandre Coutinho

3 comentários:

Equilibrio financeiro disse...

Lembrando que o risco destes investimentos é zero.
Costumo dizer que o Dólar e Ouro são tidos como "Reversa de valor",os títulos públicos vem em seguida com "Risk Free" porém baixa liquidez.

Anônimo disse...

Blog voltando a ativa, parabens!!!!

Felipe Soares disse...

Parabéns aleh, as matérias estãoc ada vez mais interessantes, acredito que vc está no caminho certo. Além o ótimo layout que facilita a leitura por estar bem organizado, esse blog se diferencia por tratar de temas que muitos desconhecem e poucos se prestam a abordar. Parabénss

Postar um comentário