domingo, 12 de abril de 2009

Porque é difícil ensinar?

Estamos inseridos em um sistema educacional onde a educação esta sendo um adestramento dos indivíduos, onde o conhecimento é transmitido de forma superficial formado por dois agentes, um finge que ensina (professor) e o outro finge que aprende (aluno). Para que possamos entender o significado de aprender, devemos estudar a etimologia da palavra aprendizagem derivada do latim "apprehendere", significa apanhar, apropriar, adquirir conhecimento.
A educação objetiva a auto-realização, propondo a reformulação constante de diretrizes para alcance dos objetivos, comprometidos com a valorização da vida, onde um professor funciona como guia, ou parteiro do conhecimento e das potencialidades que moram dentro de cada um.
A cultura, a matemática, as poesias, as músicas e o conhecimento financeiro foram enlatados, foram transformados em receitas de bolo, onde homem inteligente mais mulher compreensiva seria a fórmula mágica para um casal rico (Casais inteligentes enriquecem juntos), quem sabe essa receita realmente funcione, pois em uma sociedade onde comprar é mais importante que amar, as pessoas se esquecem dos seus reais objetivos, acordam pensando em fazer coisas que agregam valor a sua vida e vão dormir pensando em comprar um novo sapato.
O governo diminui a qualidade do ensino para que estaticamente seu governo tenha menos repetentes, no sistema público de ensino, as faculdades ao invés de formar cidadãos que tenham um bom raciocínio lógico, que tenham uma visão macro da sociedade em que vivem, procura passar aos alunos conteúdos repetitivos e nada didáticos, enfiando assim a prova do ENADE na cabeça dos mesmos para que a faculdade tenha uma boa reputação, porém os alunos não recebem uma boa formação.
“Pensar é esforço e inconformismo, para com o mundo e também para consigo mesmo. Pensar é duvidar e criticar, não de forma altiva ou presunçosamente, mas pelo desejo do bem comum. Pensar não é repetir ou reproduzir. Pensar é ativar o que de nobre há no ser humano, porque pensar também é sentir e intuir. Viver é encontrar seu próprio caminho e evitar permanentemente a tentação do fácil. O fácil é não pensar” Nora K. e Vittorio Hösle
Devemos acabar com o conhecimento supérfluo, selecionando conteúdos mais atuais, mais interessantes, mais humanos! É preciso aprender a ensinar, a transmitir o conhecimento e fazer com que o aluno tenha discernimento e crie o seu valor, o seu conhecimento. Só assim pode-se realmente aprender.

Por: Alexandre Coutinho

0 comentários:

Postar um comentário