segunda-feira, 16 de março de 2009

Mundo de expectativas

No Brasil a expectativa de vida cresceu da média de 51 anos em 1950 para 73 anos em 2008. A contínua queda da taxa de nascimentos e o aumento da expectativa de vida têm majorado a participação dos adultos na população, criando um fenômeno demográfico favorável à economia brasileira: os brasileiros economicamente ativos, entre 15 e 64 anos, já são dois terços da população total. Até 2040, haverá acréscimo de 30 milhões de pessoas nessa faixa de idade produtiva. Conhecido como bônus demográfico, o fenômeno ocorre porque a força de trabalho cresce num ritmo maior do que a população que depende dela, ou seja, crianças e idosos. Com menos dependentes, sobrarão mais recursos para que as famílias aumentem o nível de consumo e a diversidade dos investimentos.
Quando a política econômica visa atingir os indivíduos de certas classes sociais, ela acaba atuando de forma direta no objeto da sociologia, isto é, a dinâmica da mobilidade social entre as diversas classes de renda. As políticas salariais ou de gastos sociais (educação, saúde, transportes, alimentação etc.) são exemplos que direta ou indiretamente influenciam essa mobilidade.
Já é vista a tendência de casais que decidem não ter filhos ou postergam a paternidade para aproveitar a vida sem filhos e sem preocupações.
Os casais devem estar atentos a estes movimentos sociais, a transição demográfica acarretará em muitas no mundo corporativo, como por exemplo, o envelhecimento da população. Hoje, há no país 19 milhões de pessoas com idade acima de 60 anos. Porém estudos revelam que em 2020, o grupo de idosos já será de quase 30 milhões, e vocês provavelmente farão parte deste grupo.

PS: Para que este Blog satisfaça cada vez mais a necessidades dos leitores, e para que a leitura se torne cada vez mais dinâmica, disponibilizarei conteúdos complementares aos textos aqui postados. Abaixo poderão fazer o download do livro “Manual de economia: Equipe de professores da USP- 3ª Edição” uma literatura que ajudará muitos leitores a entenderem a dinâmica da política econômica na vida dos indivíduos.

Por: Alexandre Coutinho

8 comentários:

Anônimo disse...

Excelente! Muito bom ter o livro.

Anônimo disse...

Ótimo tema, parabéns

Anônimo disse...

O download do livro Manual de economia: Equipe de professores da USP é realmente da 5ª edição.

Anônimo disse...

Obrigada pelo livro, eu estava procurando... e gostei mtu do conteúdo desse blog.

Anônimo disse...

Valeu pelo livro!

Anônimo disse...

Valeu pelo livro! (2)

Anônimo disse...

Obrigado pelo livro, ótimo conteúdo!

Anônimo disse...

Obrigada por disponibilizar o livro.

Postar um comentário