segunda-feira, 2 de março de 2009

Crise financeira ? Não para pessoas que pensam como nós.

Carlos Slim Haddad Helú conhecido em seu país por Midas, devido a sua habilidade em transformar empreendimentos decadentes em companhias lucrativas. Em 2007 foi declarada a pessoa mais rica do mundo, e em 2008 apareceu em segundo lugar atrás Warren Buffet.
Você deve estar se perguntando o que Midas tem haver com o blog sobre Equilíbrio Financeiro? Exatamente tudo.
Relatarei algo que poucas pessoas sabem, a base familiar de Midas.
Seu pai foi responsável por grande parte de seu sucesso, ensinou a Midas vários princípios financeiros como: Vender em grande quantidade a um preço baixo, ter sempre uma reserva de segurança para eventuais oportunidades e pensar no longo prazo.
Os resultados foram expressivos com 12 anos Carlos tinha seu caderno de contabilidade e vendia doces aos seus familiares e aos 15 já tinha 44 ações do Banamex (Banco Nacional do México).
Carlos Slim casou-se em 1966, aos 25 anos. E como presente ganhou um terreno do pai, mas ao contrário do que muitos pensariam em fazer construindo uma casa, ele ergueu um prédio residencial, e nele ocupou apenas um apartamento com sua esposa, alugando e vendendo os demais. Midas criou assim seu primeiro empreendimento a “Inmobiliaria Carso” derivada dos nomes Carlos e Soumaya sua esposa.
Entre 1965 e 1969 adquiriu condomínios e terrenos em diversas partes da capital mexicana que somavam na época mais de um milhão de metros quadrados. Com a herança que recebeu dos pais fez investimentos audaciosos. Na década de 1980, em plena crise recessiva provocada pela queda do preço do petróleo e pelo elevado déficit público mexicano, comprou a Citagam, principal companhia de cigarros e charutos do país, uma fábrica de autopeças e uma rede de restaurantes.
Hoje Midas tem uma fortuna avaliada em 67,8 milhões, é uma pessoa que se casou jovem e junto com sua esposa construiu uma grande fortuna, é fato que casais disciplinados, audaciosos e unidos, tornam-se imbatíveis e a crise financeira ao invés de se tornar um empecilho se torna um trampolim para alavancar seus empreendimentos e oportunidades.

Agradeço excepcionalmente a um amigo mexicano chamado Oscar Javier pelo auxilio na biografia de Midas.

Por: Alexandre Coutinho

4 comentários:

Anônimo disse...

gracias alexandre. cualquier cosa... aqui andamos

muy interesante el texto, slim tambien firmo el tratado de chapultepec... como labor social


saludos!!

Anônimo disse...

Ale a principio parabens pelo blog, muitos como eu não tem muita visão da area financeira, e com certeza essa dualidade que vocês fizeram vão ajudar a todos!
Em relação a matéria muito bom ressaltar sobre a crise finamceira, porem com outra visão!

Grande Beijo

Anônimo disse...

Parabéns Ale! Escolha acertada no título e principalmente na matéria. Em momentos de crise abordar fatos tão reais como este auxilia como uma estímulo... uma motivação para continuar arriscando! Arriscando sempre!

Beijos!

Anônimo disse...

Parabéns para vocês, vejo que o Blog esta cada dia melhor.

Postar um comentário