Muitos brasileiros são acionistas da Telebrás e não sabem. A afirmação é da analista da SLW Corretora, Rosângela Ribeiro.
"Entre as décadas de 70 e 90, quem comprava uma linha de telefone fixo no plano de expansão recebia ações da estatal. E muitas pessoas não davam muita atenção para isso. Por isso, tem muita gente que deixou os papéis na gaveta e mais gente ainda que herdou essas ações e não tem ideia que podem negociá-las. As pessoas só começaram a se atentar para isso depois que veículos de comunicação informaram em meados de fevereiro que nos últimos anos os papéis da companhia renderam 35.000%", explica.
Rosângela explica que, para a pessoa descobrir se é acionista da empresa, basta comparecer a qualquer agência do Banco Real, portando CPF, RG e comprovante de residência, e solicitar uma consulta ao sistema.
"O Banco Real é responsável pela custódia dessas ações. Por isso, eles têm como checar se o cidadão possui ou não os papéis supervalorizados", conta.
A analista explica ainda que na agência também é possível descobrir se o cidadão possui papéis das outras 12 empresas em que a Telebrás foi dividida. "Em 1998 a empresa foi desmembrada em 12 outras empresas, cada uma responsável por algumas das participações da holding. Então, quem comprou uma linha de telefone anos atrás pode também ter participação nessas outras companhias".
A analista explica que a valorização, capaz de transformar R$ 10 mil aplicados em 2003 em R$ 3,5 milhões em 2010, aconteceu, em grande parte, por causa de rumores.
"Nos últimos anos, há constantes rumores de que o governo Lula poderia reativar a Telebrás para que a companhia atue no programa de massificação da banda larga e barateie o custo desse tipo de internet para toda a população brasileira. Mas isso é apenas especulação, porque a empresa atualmente não tem atividade operacional. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá tomar uma decisão definitiva sobre isso agora em março".Rosângela diz ainda que, embora os números impressionem os investidores, o momento não é de compra dos ativos. "Nesse momento, nossa recomendação é de cautela. Nós, analistas fundamentalistas, trabalhamos com dados reais e hoje não temos como avaliar e precificar a empresa, já que ela não está ativa, então, não há dados reais de perspectiva de crescimento. Portanto e considerando esse nível de preço, não temos recomendação de compra para o papel. Porém, os rumores provocam altas e baixas das ações e elas estão muito expostas nesse momento. Então, há investidores que ficam surfando nesses rumores, que trazem muita volatilidade e fazem os papéis subirem, mas também descerem. A compra especulativa acontece, sim, mas não dá para recomendar a compra", finaliza.
FONTE: InfoMoney 01/03/10
Postado por : Alexandre Coutinho
quarta-feira, 17 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nuvens de Tags
ações
alíquotas do IR
audiobook
Banco Real
Benjamin Graham
bolsa de valores
bovespa
Bussiness Plan
Carreira
Clube de investimentos
compre e segure
consumo
Crise
Dicas
Dualidade Financeira
educação financeira
Eike Batista
Empreendedorismo
equilíbrio
Equilíbrio Financeiro
Expomoney
finanças pessoais
Franquias
Graduação
Guido Mantega
Gustavo Cerbasi
homem mais rico do Brasil
ibovespa
Imposto de Renda
Intercâmbio
Investimentos
Investimentos inteligentes
IR
Leão 2010
mulheres investindo
mulheres mais ricas do mundo
Oportunidades
Planejamento
Poupança
Risco
Robert Kiyosaki
saúde
sonho
sucesso
telefonia
Tesouro Direto
Titulos Publicos
universidade
valores
Warren Buffett
5 comentários:
putsssss tô de boaaaaaaaa hahahahh
valeu dualidade num sabia dessa
muito... mas muito... obrigado por essa informação
meu pai tinha e vendeu pouco tempo depois pelo equivalente a 1,600 reais. acredita? podia estar rica hoje! ê vida de merda.
↑
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk que merda ein D´=
caraaaaalhoooooo ... vc mudou minha vida.. de vdd.. meu pai amado que eu num tou acreditando até agora.. mew.. mew mew... ** ..
Faço minhas, as palavras da Elaine:
Muito, mas muito obrigado mesmo, por essa informação.
Postar um comentário