quarta-feira, 3 de março de 2010

O que é um fundo de investimentos

Após o ultimo texto a respeito do clube de investimentos, um leitor me perguntou, e o que é o fundo de investimentos ?, pensando em responder não só a duvida dele como a de muitos leitores, vou abordar um pouco sobre o assunto.
O fundo de investimento, é um dos vários produtos de aplicação financeira, ele é composto por diversos investidores, através de uma pessoa jurídica, a administração e gestão do fundo cabe aos especialistas, geralmente um banco.
Cabe aos gestores do fundo, buscar sempre o maior lucro, aliado com o menor risco.
O investidor, após aplicar no fundo, torna-se um cotista, já que o valor investido é convertido em cotas, que representam proporcionalmente o valor investido por seus donos.
Os fundos de investimento costumam ser bem diversificados, com ações, CDBs, derivativos, commodities e títulos públicos, e ainda existem fundos com características diferentes, como fundos formado apenas por ações que praticam governança corporativa, fundos de ações de empresas como Vale do Rio Doce e Petrobrás.
O Fundo de investimentos em ações, também é uma ótima opção para quem esta iniciando na bolsa, ou não tem muito tempo para acompanhar diariamente, já que a administração é feita por um gestor especializado neste tipo de investimento.

Por: Alexandre Coutinho

0 comentários:

Postar um comentário