quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Despesas de início de ano

Todo começo de ano é parecido para muitos brasileiros:
• Dívidas referentes aos presentes do natal;
• IPVA;
• IPTU;
• Material escolar, para aqueles que possuem filhos.
Todos estes gastos, aliados a uma falta de planejamento, levam a aquisição de novas dividas, e muitas vezes estouro do limite do cartão e do cheque especial.
A prioridade deve ser dada as dividas antigas, já que estas têm juros maiores, para aqueles que não possuem o dinheiro o jeito é parcelar o IPVA e o IPTU, porém pagando sempre o montante a vista, o individuo pode receber até 15% de desconto, do valor total, o que acaba se tornando mais vantajoso.
O grande segredo, é guardar o dinheiro recebido no 13º do ano anterior, para cobrir estas altas despesas do ano seguinte, não gerando assim um alarde financeiro na família.
Outro segredo é gastar pouco com os presentes de fim de ano, para que não precise fazer milagres ao receber os “presentes” de início de ano.
O grande e último segredo no que se refere aos gastos de início de ano, é não viajar no carnaval, mesmo se com todas as dicas o orçamento ainda estiver sendo prejudicado, a viagem, deve ser cortada, pois esta influenciará diretamente nas despesas familiares.

Por: Alexandre Coutinho

0 comentários:

Postar um comentário